-
Vacinação de
Adolescentes
Vacinação de Adolescentes
Atenção para a prevenção de doenças entre 11 a 19 anos de idade precisa garantir qualidade de vida à juventude !
A preocupação com o calendário de vacinação na infância , gestantes , certas epidemias , e na terceira idade deixa muita gente em estado de alerta mas com a imunização de adolescentes, temos o cuidado de avaliar individualmente fatores de risco como acidentes, violência, uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce pois apresentam índices significativos durante essa fase da vida.
Reforçamos a importância da vacinação na adolescência diante do ritmo do jovem atual pois a atividade sexual tem início cada vez mais cedo entre os adolescentes e quanto mais cedo a conscientização de vacinar , maior é a eficácia da prevenção e resultados mais satisfatórios . Algumas vacinas como o HPV são encorajadas a iniciar desde 9 anos e atualmente pesquisas indicam a administração em 2 doses de HPV . Se tomadas corretamente e em tempo hábil, as doses contra o HPV ajudam a prevenir desde verrugas genitais ao câncer do colo do útero ou no pênis. Tanto meninas quanto meninos podem tomar a vacina, autorizada para o sexo masculino pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Além da falta de informação , o desinteresse por parte dos adolescentes agrava o cenário. Temos que informar , comunicar e motivar pois pesquisas revelam que muitos desconhecem o valor das vacinas e não sabem muito sobre o assunto.
Tudo que você precisa saber
Principais doses
A maioria dos adolescentes não toma os reforços de algumas vacinas, recomendados nos casos em que a imunização perde o efeito com o tempo, como ocorre com as doses contra tétano e difteria. Em outras situações, a vacina pode não ter sido aplicada em determinado jovem durante a infância pela inexistência da dose na época.
A vacina contra a hepatite B é um desses exemplos e deve ser tomada principalmente por prevenir uma doença sexualmente transmissível e evitar o câncer de fígado.
A tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola, também merece atenção.Os adolescentes vacinados podem diminuir a infecção na família, entre grupos de amigos , irmãos e gestantes .
A vacina tríplice bacteriana para os adolescentes previne contra a coqueluche e as incômodas tosses que a doença traz, devendo ser reforçada nos jovens. Aqueles que já tomaram as doses DPT ou DT, ou ainda a dT ou TT precisam ser orientados por um profissional de saúde quanto ao esquema de vacinação mais apropriado para evitar a Difteria (D), a Coqueluche (P) e o Tétano (T).
É fundamental que os adolescentes coloquem em dia seu Cartão de Vacinas!
Vacinas disponíveis para Adolescentes
Agende sua vacinação sem sair do conforto da sua casa
A Condé Vacinação possui profissionais treinados para lhe oferecer um serviço de qualidade e seguro para você. Entre em contato agora mesmo para saber mais informações sobre nossos pacotes de vacinação.